sábado, 24 de março de 2018

Doce de chila

Mais um doce delicioso confecionado pelos Chef’s Especiais! Desta vez Doce de Chila!
 

O que vais precisar:


  •  1 abóbora  chila
  •  peso igual de açúcar da abóbora  cozida e escorrida
  •  1 casquinha de limão
  •  1 pau de canela   
  •  sal q.b.
  •  250 ml de água

Isto faz-se assim:

  1. Parta a abóbora de chila atirando-a ao chão. Não utilize facas ou objectos metálicos, pois altera o sabor da chila. Com as mãos, separe a abóbora em vários pedaços. Retire as sementes e os filamentos mais amarelos.
  2. Lave os pedaços de abóbora em várias águas, até deixar de deitar espuma. Coloque os pedaços de abóbora num alguidar com bastante água e com a casca virada para cima. Deixe a abóbora no alguidar de um dia para o outro.
  3. No dia seguinte, coloque uma panela grande com a água a ferver e temperada 
  4.  com sal.
  5. Junte a abóbora e deixe cozer durante 40 minutos até ficar bem tenrinha e começar a se separar da casca. Depois de cozida, retire e deixe arrefecer um pouco.
  6. Com a ajuda de uma colher de pau ou de plástico, nunca metálica, raspe a abóbora para dentro de uma tigela. Coloque num escorredor e deixe escorrer durante 30 minutos. (Depois de escorrido, pese, e o peso do açúcar será igual.)
  7. Num tacho, leve ao lume o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão.
  8. Mexa e deixe ferver até atingir o ponto pérola. Passado cerca de 8 minutos passe com a colher na calda, se começar a cair em gotas, está no ponto.
  9. Junte a abóbora de chila e sem parar de mexer, vá separando os fios.
  10. Quando passar com uma colher no fundo do tacho e fizer uma estrada, está pronto. Apague o lume. Depois de fria, guarde em frascos próprios.

Sem comentários:

Enviar um comentário